quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aos trapos



     Alguns acreditam na mística do inferno astral. Um mês antes do seu aniversário sua vada passa para o nível HARD e as coisas começam a se complicar. Geralmente tudo de ruim que tem pra acontecer, acontece nesse intervalo de tempo. Crenças à parte, o meu começou adiantado. Ao que tudo indica serão 45 dias de labuta, muita pancada e muito casca grossa para chegar até o dia 4 de dezembro.

     Desde o final de outubro que a coisa anda complicada. Em todos os aspectos. Muita coisa acontecendo de uma só vez. Não deu para separar em compartimentos. A vida não funciona assim. Sobrou para o treinamento.

     Na verdade descobri no pedal minha válvula de escape. Fico horas ali, pedalando, vendo o asfalto passar sob meu quadro, me ajudando a gastar algumas horas do dia. Funciona como uma meditação. Entro em um estado ímpar de concentração. Ali esqueço meus problemas, anseios e fraquezas. Tentando tirar proveito de tudo, este é um ponto positivo. Junto com a corrida, me mantém ativo, vivo, fora de casa, com um pouco de foco. Agora a natação...

     Coincidência ou não, após algumas ausências na piscina, entrei em uma semana de treino um pouco mais forte do que estou acostumado. Várias séries de 75 metros, 100 metros, 200 metros, todas propostas com tempos abaixo do que costumava fazer. Resultado: as duas primeiras eu batia em cima. A partir daí, já estava acima. Sem muita motivação, desistia de continuar, me retirava silenciosamente da piscina e me omitia em meu fracasso. Alternando faltas e fracassos, assim preenchi minhas 3 últimas semanas de treinos de natação.

     Começo a ficar preocupado. Não posso me dar ao luxo de fraquejar. Desistir não é uma opção. Tenho que buscar, de alguma forma, motivaçao. Voltar a treinar como antes, onde, por mais duro e penoso que fosse, cumpri à risca o planejamento. Estou fraco, cansado e, para ajudar, gripado. Desde domingo, após o treino de corrida, veio sendo assolado por uma tosse carregada, peito cheio, noites mal dormidas e dias arrastados pela moleza. O que estava difícil, piorou.

     Estamos a uma semana de uma Campeonato. O foco era todo para essa primeira fase. Seria o dia de colocarmos tudo em prática. Justificar os últimos meses de esforço. Mensurar como estamos em relação ao objetivo final. Deveria chegar bem preparado, fisica e mentalmente, para a prova. Ao que tudo indica, chegarei com um pouco mais de problemas que o esperado. E agora, o que fazer?

     Agora? Simples, dar a volta por cima e mandar ver. Só de pensar nos problemas que estava construindo com tantas faltas, não tive dúvida ao cair na água hoje e mandar ver. Sofrido. Difícil ter que nadar e tossir. Realmente não é um bom reflexo para se ter submerso. E a gripe? Banho quente, leite quente, cama quente, corpo quente. Complexo vitamínico e mais treino. Agora é traçar um paralelo. Saber conduzir o planejamento e a doença até semana que vem. Não dá pra abaixar a cabeça. Imagina? Ainda faltam 25 dias, muita coisa pode acontecer. Se a crendice realmente existir, é melhor estar preparado. Enquanto isso, hora de recomeçar. Vida que segue...

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário