Esse já foi um blog sobre a preparação para um Ironman. Foi, não é mais! Agora a ideia é escrever sobre tudo que realmente mexa comigo. Treinos, provas, coisas da vida... tudo.
domingo, 5 de junho de 2011
Fino trato
Planejamento. Tudo o que se vincular a esse substantivo, estará cercado de compromisso, expectativa, tempo, sacríficio e, às vezes, sucesso. Deve ser feito com cautela, pesando prós e contras, tentando prever possíveis adversidades e, consequentemente, soluções.
Quando falamos em treinamento, preparação física, planilha de treino rumo a uma prova específica, estamos falando de planejamento. Pesamos tudo: o tempo disponível, a prova em questão, o nível de treinabilidade no momento, como distribuir a carga, testes ao longo de tempo para mensurarmos a evolução e, ainda assim, podemos ser surpreendidos durante o processo. O tempo pode virar, uma lesão pode surgir ou simplesmente, no dia D, você acorda e percebe que não vai dar.
Planejar um treino é uma arte, para mim, comparada ao processo de fabricação de um instrumento: tudo pesa para o produto final. A madeira usada é específica: espécie, idade e corte. O processo para dar forma às partes, lento, gradual, delicado. Não há pressa, visa-se a perfeição. Cada segundo gasto se justificará à primeira nota: um som único, como uma identidade, caracterizará o produto final. Assim um grande luthier vive o momento de criação e, com a mesma intensidade, um técnico vive a preparação de seu atleta.
Faltam duas semanas para a maratona de SP. Agora entramos na fase final, onde a madeira já foi cortada demos forma ao corpo do instrumento, colamos, nivelamos, obtemos a forma perfeita. Falta apenas aplicar finas camadas de verniz, em busca de um brilho ímpar. O corpo não variará, o som não sofrerá influência alguma, mas, visualmente, essa última fase valorizará as oito semanas anteriores de trabalho.
Último longão. 30 quilômetros, feitos em 2:25. Muito bom! Parece que as coisas estão indo bem, conforme planejado. Faltam duas semanas, ok, mas é impossível não pensar positivo. Tempo bom de corrida, sem dores aparentes, tudo preparado para o grande dia. Só mais algumas mãos de verniz e estaremos prontos. Todos em seus lugares, silêncio na casa, pois o show vai começar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário