segunda-feira, 16 de maio de 2011

Despertando curiosidade.



Faltam 33 dias para a Maratona de SP. Sem mais, nem menos, esse é o tempo restante para ajustes, possíveis melhoras, mas jamais para uma preparação. O trabalho para uma prova dessa grandeza começa bem antes disso e requer muito esforço por parte de quem está disposto a encarar o desafio.

Bem, eu sigo com minha planilha xamã. Publicada em uma revista da modalidade, resolvi testar para ver o que realmente estão distribuindo por aí. Ok, bastava analisar minunciosamente e já poderíamos traçar características do treino, pontos positivos e negativos. Mas e onde fica a graça nisso tudo?

Levando a risca boa parte do que foi proposto, paguei com um desconforto muscular. Recuperado, retomamos o treino, tentando não deixar meu lado profissional, meu diploma, interferir, mesmo discordado de algumas passagens. Meu Deus, como  é difícil não "cornetar", não expressar opinião, acatar calado. É como se estivesse refém do treino, amordaçado, mudo, apenas esperando o tempo passar e minha hora chegar.

Mas ontem, após sair pela segunda vez no dia em busca de um longão (isso mesmo, pela manhã não tive condições de rodar nem 5 km. Por isso voltei anoite), após tomar chuva, passar frio, não mais importunado por dores musculares, mas aquém de meu potencial, parei (novamente) sem condições de continuar. Encerrava-se ali mais um longão inacabado, na marca que insiste em aparecer aos domingos, religiosa, ppontual, como a missa das 7 horas: os 20 km. É como se, de repente, me chocasse com algo, um obstáculo intransponível, que fizesse questão de me acertar em cheio, sem chances de reação. Chega, talvez tarde, mas é hora de mudar meu treino e tentar salvar minha prova.

A proposição de um decréscimo de intensidade, mas com um aumento de volume orbitante, faz com que o treino de domindo fique comprometido. Talvez tenha subestimado a palavra "condicionado" que puxava a matéria sobre a planilha, mas não sabia que beirava o profissionalismo! O certo é que essa semana teremos uma planilha reformulada, mas adaptada às minhas necessidades e condições. A base está feita, falta apenas um aumento de volume,  rodagem, quilômetros. É hora de fazer o odômetro trabalhar e cumprir a meta da maratona sub 4 horas. alguém duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário