sexta-feira, 28 de outubro de 2011

5ª de Leão em 3 atos


     Não há como mudar: quinta-feira é o dia mais puxado de toda a semana de treino. Não há longões, nem treinos muito puxados. São três sessões ao longo do dia, que vão minando, pouco a pouco, como se testasse seus limites. "Até onde você pode chegar?""Ainda não está cansado? Então tome outra dose!". E assim, com as somas dos atos, constrói-se a grando obra.
   
     E ontem não poderia ser diferente. Meu primeiro dever do dia: natação. Logo às 7 horas, em mais uma manhã quente de Campinas, estava a distribur braçadas e pernadas ao longo dos 25 metros que separam uma boda da outra. Uma hora após e 2350 metros nadados, parti para mais um dia de trabalho.

     No segundo turno do meu dia profissional, já na casa do meu Mecenas, em meio a uma aula de  hidro, veio o convite: "quer ir à apresentação da Orquestra Sinfônica de São Petersburgo?. Convite na mão, carona garantida, entre em conflito. Agora era escolher entre uma oportunidade ímpar (que nunca bate à minha porta) ou acabar o treino do dia. Tinha acabado de postar minha dívida com o cilcismo, estou cabolando alguns treinos ultimamente e a 20 dias do Long Distance de Pirassununga, sei que vou ser cobrado por todas as faltas. Esqueci meu emocional e, racionalmente, fui embora. Tinha um compromisso comigo mesmo, marcado muito antes do grande convite.

     Já em casa, hora do ato 2: uma hora de pedal. System of a Down pra animar, estrutura montada, treino começado. Ficar 60 minutos pedalando a uma mesma frequência é como se entrasse em transe. Seu corpo cadencia, sua mente se desprende do momento e, uma vez aquecido, se esquece das pernas enquanto em movimento. Muito suor, muito líquido para hidratar e 33 km depois, hora da transição.

     Feito os últimos preparativos, parti para o terceiro e último ato: a corrida. 5 minutos solto e 35 correndo a 5'10" de pace. Fiz o primeiro quilômetro no tempo previsto, mas me vi em frente à Faculdade de Educação Física. Bateu na hora a saudade da pista. Já dizia Lauter Nogueira: "grandes corredores se faz nas pistas". Não custa tentar. Desci para o chão de carvão e comecei a somar voltas. Uma a uma, via meu tempo abaixando. Estava fora do ritmo, não muito, mas a sensação era boa demais para me privar daquele momento. Virei os 5 km em 23'20" e fechei os 6 km em 29'54", resultando nos exatos 35 minutos marcados na planilha.

     Fim de treino, fim de dia. Fui para casa cansado, sentido por ter deixado escapar um chance de presenciar um espetáculo como a apresentação da Orquestra. Porém sabia que tinha cumprido com o meu dever. Tinha eu mesmo composto e apresentado os três atos da minha 5ª. Que venha a sexta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário