sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Plano de Metas


     A pergunta era simples: "Quais são seus objetivos para 2012?". A resposta teve que ser um pouco mais pensada, pois não bastava apontar o fim. Era necessário traçar o caminho, contabilizar todas as dificuldades que estão à espreita, esperando o momento certo de se mostrarem e, principalmente, de onde itrar motivação para encarar tudo isso sem que o corpo, ou a mente, desista antes da hora.

     Pois bem, os desafios impostos ao longo da jornada se fazem necessários para manter o foco. Fracionar o todo em pequenas metas parece ser o segredo de uma preparação. Se torna difícil manter o espírito na mesma "pegada" quando se faz uma preparação anual sem algumas metas a serem cumpridas durante tal período. Por isso o desejo de ter algumas barreiras a serem transpostas enquanto rumamos à maio.

     Psoto isto, minha primeira planilha de 2012 foi planejada. Sim, até tinha um volume considerável, parecia que voltávamos bem para o novo ano. Mas lendo os comentários finais, percebi que ali tínhamos recebido uma proposta: " cumprir toda aplanilha à risca". "Como assim, não é isso que venho fazendo em quase todas as semanas dos últimos cinco meses?". Uma mistura de irritação e decepção assediou minha mente. Mas levei pelo lado positivo e me vi diante de uma tarefa fácil, comum, mas que, quando a tivesse cumprido, me sentiria melhor que no cumprumento das demais pelo simpes fato de ter sido colocado à prova.

     Primeiro dia, musculação e natação. Academia de manhã, agora era só partir para piscina no fim da tarde e rodar 1900 metros. Já comemorava meu primeiro "gol" dos sete que planejava para semana quando cheguei ao SESC. Porém, bastou checar meu local de treino e, como se todo aquele meu sorriso fosse uma máscara e acabasse de receber um belo golpe e cair em pedaços, vi minha euforia (precipitada!) ir, literalmente, por água abaixo. Tinha-se quase cam pessoas fazendo aula de hidroginástica e, na única raia livre, umas cinco batiam braços e pernas, algo parecido  com um nado. Que fim prematura... já sairia em desvantagem no primeiro dia. Fui com muita sede ao pote? Talvez.

     Me dirigi ao vestiário, me troquei, fui até a borda da piscina e ali parei. Por uns 5 minutos fiquei a encarar aquela água turbulenta, fruto dos movimentos ressonântes de todos aqueles que ali se encontravam. Não conseguia me ver nem parado dentro daquele lugar, o que dirá nadando. Como um lutador que, na disputa de um título, se vê dominado por um belo golpe e, quase por desfalecer, decidi desistir e bate três vezes no chão, fui obrigado a desistir. Retomei meus trajes mundanos e parti para casa frustrado. "Como compensar tal falta?". A pergunta pairava pela cabeça.

     Quinta-feira, ciclismo e corrida conjugados, com início previsto para 18 horas. Assim seria possível treinar e estudar antes de dormir. Rolo pronto, bike montada, pedal iniciado e, com ele, um barulho irritante. O rolo rangia de forma ensurdecedora e seria impossível passar uma hora assim. Hora de descer da bike, demontar o rolo e limpá-lo antes de continuar. Outra sabotagem? Estava claro que cumprir a planilha se tornara um desafio e estava no nível very hard de jogabilidade!

     Acabando perto de 21:30 horas, ainda cogitava nadar às 7 horas da manhã. "Será que teria menos gente?". Talvez, mas não chegaria no trabalho à tempo. Além disse, estava muuuito cansado e, com apenas 10 horas de descanso, não renderia tanto. Treino de natação passado para o período noturno. O problema é que sexta, é realmente dia de natação, ou seja, ficarei com um treino de água por fazer. Segunda o SESC não abre e terça é água de novo. "E agora, pagar no final de semana?". Tomando como experiência minha quarta-feira, não gosto nem de imaginar a quantidade de pessoas que deve frequentar aquela piscina em um sábado ensolarado. é, ficou difícil.

     Agora é entrar no final de semana, cumprir os treinos longos previstos e tentar arranjar um solução para meu problema. Estamos correndo contra o tempo, tentando compensar o tempo perdido anteriormente, buscando equiparar teoria e prática, o que foi proposto na planilha e o que realmente foi feito. Caso contrário serei obrigado a aceitar que até os desafios mais simples são capazes de te pregarem peças e inviabilizarem seus planos de conclusão. Enfim, temos até terça. Tempo de sobra. Agora é colocar a sorte em cheque.

Um comentário:

  1. Thiagão.... esse é um excelente treino para o Ironman. Em maio, qdo vc entrar na água gelada de Jurere com mais 2000 pessoas, vc lembrará que é a mesma coisa que nadar por entre pessoas fazendo hidro. Uns nadam, outros param, outro te batem, vc bate e no fim vc percebe q os 3.800 acabaram. :-)))
    Bons treinos!!!!
    Abs

    ResponderExcluir